[[ A gestação semana a semana ]]

- 37 semanas -

Blog de minhasegundagestacao :Manual da Gestante !, - 37 semanas -

 

 

O BEBÊ

 A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.

A MAMÃE

O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer. Em que posição ele se encontra? Seja qual for a posição é assim que ele deve permanecer até o final da gravidez. Se seu bebê estiver de bumbum, você poderá necessitar uma cesariana ou seu médico poderá recomendar uma "versão externa", na qual o abdome é manipulado de tal forma a colocar o bebê de cabeça para baixo. Nessa fase o bebê pode vir a qualquer momento. Sua mala da maternidade está pronta?

O PAPAI

Esteja preparado. Coisas inesperadas podem acontecer durante o parto; assim tente planejar o máximo possível os eventos de nascimento e seja flexível se algo não acontecer como planejou. Tente ter todos os pequenos detalhes à mão: registro no hospital; rota a seguir e alternativas no caso de congestionamentos; conheça as entradas e estacionamentos do hospital; listas e telefones de quem será avisado; leve uma bateria extra para seu celular; a mala da mamãe e a sua para as necessidades no hospital; assento para crianças dentro do carro; máquina fotográfica; videocâmera, etc.

sábado 11 abril 2009 20:15 , em [[ A gestação semana a semana ]]


- 36 Semanas -

Blog de minhasegundagestacao :Manual da Gestante !, - 36 Semanas -

 

 

 

O BEBÊ

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.

A MAMÃE

Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.

O PAPAI

Algumas regras básicas:
  Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.

  O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova.

  Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.

 

 

 

  

00236qdx

"Uma jaqueta rasgada é passível de ser consertada, mas as palavras duras magoam definitivamente o coração de uma criança".
(Henry Wadsworth Longfellow)

sábado 04 abril 2009 14:29 , em [[ A gestação semana a semana ]]


- 35 Semanas -

Blog de minhasegundagestacao :Manual da Gestante !, - 35 Semanas -

 

O BEBÊ

A cabeça pode agora posicionar-se na pelve (o feto vira de cabeça para baixo) antes do parto. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até 3 a 4 meses após o nascimento. Armazena cerca de 15% de gordura e consegue manter a temperatura do corpo. O bebê pesa cerca de 2500-2600 gramas agora! Ele mede em torno de 44-45 cm dos pés à cabeça. O acúmulo de gorduras torna os braços e pernas mais gordinhos nessa semana. Já alcançou tamanho suficiente para ocupar quase todo o útero, e há menos espaço para movimentação. Os membros começam a formar dobras nos cotovelos e joelhos, punhos e pescoço. A pele tem aspecto rosa claro devido à proximidade dos vasos sangüíneos da sua superfície. A placenta representa agora cerca de 1/6 do peso fetal.

A MAMÃE

Seu médico pode orientar consultas mais regulares para avaliação do colo uterino (sinais de esvaecimento e dilatação) e da posição do bebê. Seu bebê não pode passar por uma cérvix normalmente fechada. O processo do trabalho de parto envolve afinar e dilatar a cérvix para permitir a passagem do feto pelo canal de parto. Sua cérvix está completamente dilatada ao atingir uma abertura de cerca de 10 cm de diâmetro.

O PAPAI

Está tudo bem no terceiro trimestre. A mamãe está pesada e cansada; o papai está nervoso e também cansado. Seus hábitos sexuais devem estar bem mudados. A mamãe continua perseguindo novas posições, mais confortáveis para fazer amor. E se isso é difícil para ela, a qualquer hora, o sexo pode estar confinado as suas fantasias, papai. Então, novamente, vocês não devem estar naquele clima. Cada um é de um jeito. O que você deve fazer se ela não estiver na sua? Fiquem juntos sem ter que fazer o sexo. Dêem uns amassos, segurem as mãos, durmam em posição de colher e se beijem. Faça uma massagem nas costas e permaneça junto dela.

  Faça alguma coisa especial tipo lixar as unhas dela. Ela já não consegue ver ou atingir os pés, mas gostaria de chegar à maternidade com as unhas aparadas e feitas. Essas pequenas coisas deixarão você mais próximo dela. Contudo se vocês dois estão no clima vão em frente e cuidado para não abusar. Sejam criativos nas posições e aproveitem. Mas se o clima não pinta, não forcem a barra. Suas cabeças podem estar tão cheias que são capazes de esfriar a mais ativa libido. E lembrem-se que a maioria dos médicos recomendam abstinência sexual 3 a 6 semanas antes do parto.

________________________________________**

sexta 27 março 2009 16:02 , em [[ A gestação semana a semana ]]


- 34 Semanas -

Blog de minhasegundagestacao :Manual da Gestante !, - 34 Semanas -

 

{#}O BEBÊ

 O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar. Há franco o desenvolvimento da imunidade para lutar contra as infecções. As unhas dos dedos das mãos estão atingindo as pontas dos dedos agora. Você deverá cortá-las durante os primeiros dias de nascimento. Ele pesa quase 2,5 quilos e mede cerca de 43 cm da cabeça aos pés.

{#}A MAMÃE

No final desta semana você estará completando o 8º mês de gestação. Você esteve sentindo as contrações de "Braxton Hicks" nas últimas semanas e elas podem ter se intensificado. Elas normalmente não são dolorosas e não possuem uma regularidade. Elas estão preparando o útero para o parto. É hora de selecionar um pediatra para cuidar do seu bebê após o nascimento.

{#}O PAPAI

 A mamãe sente-se enorme e desajeitada agora. Ela pode estar chorosa e muito vulnerável ou mesmo de mau humor. Diga a ela o quanto ela é maravilhosa e que você vai ajudá-la a ser uma boa mãe, sendo um bom pai. Sirva um café da manhã na cama e ajude-a a sentir o quanto ela é uma mulher especial.

 

 

sexta 27 março 2009 15:03 , em [[ A gestação semana a semana ]]


- 33 Semanas -

Blog de minhasegundagestacao :Manual da Gestante !, - 33 Semanas -

 

 

O BEBÊ

Nessa fase o líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez. Essa quantidade permanece constante até o final. O rápido crescimento do cérebro aumentou o tamanho da cabeça cerca de 1 cm nessa semana. A gordura continua a se depositar o que torna a cor da pele do bebê de vermelha para rosa. Ele pesa em torno de 2100-2200 gramas e mede cerca de 41 cm dos pés à cabeça. Múltiplos: O espaço para os bebês torna-se mais restrito e pode ser que os movimentos não sejam percebidos tão facilmente como antes.

A MAMÃE

Você está ganhando cerca de 300-500 gramas por semana. Um edema moderado é normal, mas se junto com ele há forte dor de cabeça, visão de pontos brilhantes enquanto repousa, um súbito inchaço em 2-3 dias, especialmente na face, náuseas, vômitos, tonturas e dor abdominal, contate imediatamente o seu médico. Você pode estar desenvolvendo um quadro de pré-eclâmpsia. Para confirmar é necessário fazer a pesquisa de aumento da pressão e a presença de proteínas na urina. Essa é uma complicação muito séria do 3º trimestre da gravidez e deve ser tratada com presteza. No entanto, não se alarme, pois nem sempre esses sintomas são de pré-eclâmpsia.

  Múltiplos: Seu apetite pode estar diminuindo à medida que seu estômago tem a capacidade restringida. Circuncisão: Se você vai ter um menino, será confrontado com a decisão de fazer ou não a circuncisão após o nascimento. Isso tem se tornado um ponto polêmico nos dias atuais. É uma decisão pessoal que os pais devem tomar com base na sua crença e religião.

O PAPAI

A mãe deve estar montando a lista de avisos do nascimento de seu filho(a). Agora é o momento para saber quem deve ser avisado. Ajude-a.

 

 

0023d250

"O que é certo freqüentemente é trocado pelo que é conveniente".
(Bodie Thoene)

 

quarta 18 março 2009 15:11 , em [[ A gestação semana a semana ]]


|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para minhasegundagestacao

Precisa estar conectado para adicionar minhasegundagestacao para os seus amigos

 
Criar um blog